quarta-feira, 29 de maio de 2013

Anti-manchas

  Quem é que não tem uma manchita aqui ou ali a tornar a nossa pele naquilo que mais parece um mapa da caça ao tesouro?!
  É um problema estético para uns e uma conformação para outros depois ainda há aqueles que discretamente vão tentando dissimular com cremes séruns e afins....
  É disso mesmo que venho falar hoje, hiperpigmentação do rosto e alguns dos tratamentos mais acessíveis.
  Primeiro vamos entender assim muito por alto e sem "palavrões" caros o que é a dita mancha, não vou falar das chamadas manchas de "nascimento" ou das fofinhas sardas, vou falar das manchas que aparecem nesta altura do ano e as que aparecem com o avançar da idade. 
  Deixo desde já um alerta para a exposição excessiva e não protegida ao sol, a nossa pele é a nossa camada de ozono e como esta também ela se vai deteriorando e por vezes o que nos protege pode ser o que nos agride.... se é que me faço entender.
  Bom vamos lá a pigmentação da nossa pele é o resultado, entre outras coisas, do funcionamento da melanina presente nas nossas células epidérmicas, uma das suas funções é dar o nosso tom de pele,de perferência uniformemente, infelizmente a parte do uniforme nem sempre acontece e o funcionamento em excesso da melanina provoca o aparecimento de manchas castanhas, estas manchas podem ser ,ou não, localizadas.
  Tendência genética, idade, acne e valentes escaldões são algumas razões para que haja este descontrolo celular. Hoje em dia encontramos muita oferta neste campo e cada vez há mais pessoas a querer ter uma pele de bebé. Já podemos encontrar uma enorme variedade de tratamentos com preços adequados a todas as carteiras, séruns, cremes, exfoliantes, pelling etc para não falar nos tratamentos a nível clínico tipo laser.
  Eu própria já fiz as minhas asneiras solares e numa pele que praticamente não tinha nada hoje tenho tipo sardas ( não tão densas é claro mas o suficiente para me atasanar o juízo), o problema que eu tenho é que não tenho paciência para fazer o tratamento completo e acabo por não ver resultados.
  Os componentes que os anti-manchas usam mais regularmente é a vitamina C e os alfa-hidroxiácidos, o primeiro vai regular a produção de melanina uma vez que inibe a produção de tirosinase,  a vit C também é fotoprotetora mas o seu uso puro não é recomendado durante o dia, o segundo componente funciona como polidor ele vai polir a superfície da pele e clarear, é um efeito químico por isso pode ter como efeito secundário algum desconforto cutâneo.
  Tenho tido um feedback muito positivo do tratamento anti-manchas da marca Lierac (+-70€), este é composto por uma essência enriquecida por alfa-hidroxiacidos e um sérum altamente concentrado em vitamina C, estes componentes têm de ser usados em simultâneo e sempre na época pós-balnear, durante esta a aposta deverá ser num bom protetor solar, o da Roc por exemplo tem tratamento preventivo e corrector de manchas (+-19€).
  Existem outros tratamentos mais simples e mais "em conta" Avene, LRP, ROC e VICHY são algumas marcas em que os anti-manchas rondam entre os 25- 35€ e são cremes normalmente com proteção solar e vitamina C. Os cremes com vitamina C normalmente ficam amarelos principalmente de for em pote, isso é normal que aconteça mas significa que a vit C ficou oxidada e já não tem o poder inicial de tratamento, por isso recomendo a fugir de cremes que tenham vit C e não sejam em embalagem opaca de preferência com embalagem D.E.F.I.
  Outra marca que me tem despertado a atenção é a bella aurora, não por ter o nome da minha irmã :) mas por ter uma vasta oferta de anti-manchas adequadas ao tipo de pele e ao tipo de mancha, estou assim a fazer beicinho para o B7 que é nada mais do que uma fusão anti-manchas com anti-envelhecimento... tenho de investigar, é uma marca espanhola recente cá em portugal.

  As minhas dicas;
Diáriamente manhã e noite:  limpeza ao rosto é fundamental, contorno de olhos, anti-manchas (minimo 6 semnas) e protetor solar à noite este ultimo é substituído por anti-idade.
Semanalmente:, exfoliação adequada ao tipo de pele (1 a 2 vezes por semana).
  É um tema que dá pano para mangas para falar, certamente irei voltar a debruçar-me sobre o assunto ( quando tiver o meu B7 :)

Até breve <3



Sem comentários:

Enviar um comentário